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Como usar o Whatsapp business em sua empresa

27 Outubro 2021 por Douglas Pucci

Whatsapp Business

Whatsapp Business

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Um aplicativo que as empresas se conectarem com seus clientes e criarem lealdade, algo tão importante nos dias de hoje. O WhatsApp Business nasceu em 2018, como uma versão do popular app destinada aos negócios.

O WhatsApp Business é muito parecido com o app que você já conhece e ama, mas traz alguns recursos extras que o tornam compatível com os negócios: 

 

  • em vez de um perfil pessoal, você tem um perfil comercial verificável, completo com o endereço da empresa, e-mail e link do site;
  • você pode visualizar estatísticas que medem as taxas de abertura/leitura de mensagens;
  • pode usar mensagens de resposta automática que simplificam a resposta aos clientes;
  • pode usar as listas de transmissão para enviar mensagens aos contatos (como grupos de mão única).

Por que usar o WhatsApp Business 

Grande volume de usuários

Existem tantos usuários no WhatsApp que é um pouco difícil de ignorar essa plataforma. No início de 2020, o WhatsApp atingiu 2 bilhões de usuários, contra 1,5 bilhão de usuários no quarto trimestre de 2017. 

Essa é uma façanha incrível, considerando que o WhatsApp está se aproximando dos números do Facebook — atualmente reclama 2,5 bilhões de usuários.

Alto engajamento

E não se trata apenas do grande número de usuários, mas de envolvimento. Os usuários do WhatsApp enviam cerca de 65 bilhões de mensagens por dia, ou seja, 750.000 mensagens por segundo! 

Até o WhatsApp Status, que foi visto como uma piada quando saiu, já tem 450 milhões de usuários ativos diariamente. Compare isso com os 191 milhões e Snapchats e comece a entender a magnitude do domínio do WhatsApp.

O engajamento dos usuários do WhatsApp é alto, com média de 65 bilhões de mensagens, o que significa que os usuários estão enviando 43 mensagens por dia, em média. 

Além disso, com indicadores de leitura e recebimento, os usuários do WhatsApp têm muita pressão psicológica para responder às pessoas que os enviam mensagens. Embora seja um pouco cedo para saber definitivamente se esse efeito é transferido para as conversas com empresas, há algumas evidências que sugerem isso.

A concorrência já usa

Segundo o Tech Crunch, mais de 3 milhões de empresas já estão usando o aplicativo WhatsApp for Business. Esses dados são suportados pelo fato de o aplicativo ter mais de 10 milhões de downloads na Play Store do Google

Como usá-lo para atrair e fidelizar clientes 

Muitas pessoas já têm a noção que através da ferramenta é possível aumentar o engajamento da base de clientes com o envio de notificações informativas, mas como isso é possível?

As estratégias indicadas vão desde o envio de imagens de produtos e criativos com anúncios de promoção até avisos úteis de rastreamento de mercadorias. A maior parte dessas indicações visa lembrar e fortalecer a presença do produto ou serviço para que sejam validados como opção de compra de quem recebe as mensagens.

DISPONIBILIDADE

Outro grande ponto que deve ser considerado é relacionado ao atendimento ao cliente.

Estar disponível para responder dúvidas e questões a respeito do produto é primordial para passar confiança e credibilidade podendo resultar na fidelização desses clientes.

Já por meio das listas de transmissão é possível reunir os contatos em potencial para o envio de mensagens simultâneas de forma privada, criando fluxos conversacionais que podem ajudar na jornada de compra.

 

O uso aumentou durante a pandemia

Com a ausência da interação física e a adaptação do home office, o aplicativo se tornou uma peça-chave no contato entre as empresas e os clientes.

Devido às restrições impostas pelo distanciamento social em virtude da pandemia do coronavírus, o uso do Whatsapp Business aumentou consideravelmente como revela a pesquisa realizada pela startup WeON, empresa que desenvolve soluções de comunicação omnichannel para contact centers.

O número de mensagens trocadas nos primeiros três meses de 2021 foi 251% maior que no mesmo período do ano anterior.

 

WhatsApp Pay

Para fazer uma jornada de compra completa, o aplicativo resolveu agregar a modalidade do WhatsApp Pay (ou WhatsApp Payments). Esse serviço possibilita que os usuários, tanto de contas comerciais, como de contas pessoais, realizem transferências e pagamentos.

Mas, não é só isso, os usuários também podem acompanhar o status das suas transferências pelo próprio aplicativo que é habilitado pelo Facebook Pay.

 

Resultados

E tem mais, algumas empresas relataram que as mensagens têm uma taxa de abertura de 99% e taxa de resposta de mais de 40%.

 

Caso de sucesso: 

Como a Adidas utiliza o WhatsApp

A Adidas usa o WhatsApp desde 2015 para responder a perguntas sobre seus produtos e promover novos itens para clientes em potencial. Mas recentemente, eles lançaram uma campanha que combinava bate-papos ao vivo e marketing de influenciadores.

A companhia percebeu que as equipes atléticas usavam o WhatsApp para enviar comunicações ou anúncios para toda a equipe. Então em 2019, se ofereceu para ajudar os jogadores de esportes recreativos a "alugar" um atleta profissional — ou "predador" — para um de seus próximos jogos.

Em um grupo do WhatsApp aberto temporariamente, a Adidas compartilhou que queria ajudar um time descoordenado de esportes recreativos a vencer um único jogo "alugando" um atleta profissional. 

A partir daí, solicitou aos atletas e treinadores recreativos que enviassem mensagens do WhatsApp sobre o esporte que praticavam, quando era o próximo jogo e por que precisavam emprestar um atleta profissional para vencer.

Dias depois, a Adidas enviou uma mensagem direta ao atleta recreativo vencedor. O "pred" apareceu no jogo recreativo vestido com roupas esportivas Adidas.

"Sabemos que nosso público o usa para compartilhar informações de equipamentos, seleção de equipes — e mensagens de companheiros de equipe para encontrar substituições de última hora".

“O WhatsApp era perfeito para os elementos mais funcionais da linha direta 'Rent-a-Pred', pois permitia que os consumidores compartilhassem informações privadas individualmente para análise, antes de receberem um player do Predator perto deles”.

Como começar a usar o WhatsApp Business

Não tem muito segredo, o WhatsApp Business é tão simples quanto a versão “tradicional”. Confira, nos vídeos a seguir!

→ Começando a usar o WhatsApp Business

Assista como utilizar o WhatsApp business 

→ Criando um catálogo de produtos e serviços no WhatsApp Business

Aprenda a criar um catálogo de produtos com o WhatsApp business 

Bem, você viu; o WhatsApp Business é uma excelente ferramenta de marketing e vendas para o seu negócio. E utilizá-lo é tão simples como usar esse aplicativo de maneira pessoal. 

Que tal, você já explora o WhatsApp Business em sua empresa? O que achou das nossas dicas? Faça contato com a Help Sales e veja como podemos ajudá-lo a escalar suas vendas!

 

Continue lendo:

  • Enfrenta dificuldades na hora da venda? Leia esse artigo sobre objeção de vendas.
  • Ter uma receita previsível é um desejo de muitos empreendedores e uma forma de conseguir isso é seguindo os principais pontos da máquina de vendas.
  • Falando nisso, você já vendeu pelo whatsapp? Que tal conhecer o modelo de venda consultiva presente neste artigo?

Imagem destacada

Mulher segurando smartphone com tela do whatsapp:

https://bit.ly/hswhatsappbusiness

 

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