Skip to content
Help Sales

Vendas

O que é Growth Marketing?

28 Outubro 2021 por Douglas Pucci

Growth Marketing

Growth Marketing

.

Growth Marketing é, em síntese, o processo de projetar e conduzir experimentos para otimizar e melhorar os resultados de uma área de destino. Se você deseja aumentar uma determinada métrica, o Growth Marketing é um método que pode utilizar para alcançar isso.

Neste artigo, além de entender em profundidade o que é Growth Marketing, você vai ver como pode aplicá-lo em sua empresa. 

Continue lendo!

O que é Growth Marketing?

Entremos agora em uma conceituação mais aprofundada do Growth Marketing — que, em bom português, poderíamos chamar de Marketing de Crescimento.

O Growth Marketing também é conhecido como Marketing 2.0. Ele adota o modelo de marketing tradicional e adiciona camadas como: 

  • testes A/B;
  • postagens de blog com valor agregado;
  • campanhas de e-mail marketing orientadas a dados;
  • otimização de SEO;
  • copy criativo de anúncios;
  • e análise técnica de todos os aspectos da experiência do usuário. 

Os insights obtidos com essas estratégias são rapidamente implementados para alcançar um crescimento robusto e sustentável.

Em suma, pode-se dizer que o Growth Marketing é um método que ajuda a aumentar os lucros por meio da criatividade somada a estratégias e conhecimento de marketing. E isso aproveitando as inúmeras possibilidades do digital — conforme apontamos anteriormente. 

Em que o Growth Marketing é diferente do Marketing tradicional?

O marketing tradicional envolve estratégias que queimam um orçamento definido e esperam o melhor. Pense no Google Adwords e exiba campanhas com alguns anúncios básicos. Essa estratégia pode ser uma ótima maneira de gerar tráfego para o topo do seu funil de vendas, ajudando a aumentar o conhecimento de uma empresa e a aquisição de usuários. Mas, é aí que o valor diminui.

O Growth Marketing vai além do topo do funil 

Quando bem feito, agrega valor ao longo do funil de marketing, atraindo usuários, engajando-os, retendo-os e finalmente transformando-os em clientes.

Compare no esquema a seguir:

 

MARKETING TRADICIONAL

GROWTH MARKETING

Consciência

Consciência

Aquisição

Aquisição

Ativação

Ativação

Receita

Receita

Referência

Referência

O marketing tradicional se concentra no

 topo do funil.

O Growth Marketing se concentra no 

funil completo.

→ As equipes de crescimento se concentram em uma abordagem holística ←

 

Podemos dizer que uma equipe de Growth Marketing é responsável ​​por:

  • determinar áreas para testar e melhorar;
  • desenvolver e projetar experimentos para otimizar os processos identificados;
  • realizar experimentos para testar melhorias hipotéticas;
  • analisar resultados e conduzir novas experiências, conforme necessário.

 

Em outras palavras, o Growth Marketing é uma função analítica que se concentra mais no lado dos dados do que nos aspectos criativos.

Embora os experimentos tenham como objetivo melhorar os processos de crescimento e escalabilidade, os profissionais de Growth Marketing  precisam se sentir confortáveis ​​com a falha e planejar isso. 

Se você criar uma experiência e ela não produzir os resultados desejados ou esperados, será necessário alinhar a próxima opção. Os profissionais devem ter soluções prontas para lidar com um experimento de todos os ângulos; portanto, se um falhar, o próximo passo estará pronto.

O Growth Marketing é mais profundo ‍

Apesar de ter mudado em muitos aspectos, o foco dessa nova modalidade de marketing continua sendo a persona do seu cliente, mas com uma ênfase muito mais profunda.

Por conta da zona de atrito, o Inbound Marketing acabou ficando bastante limitado, sendo responsável pelas etapas de aquisição e de ativação de clientes. E foi aí que um grande problema surgiu. As empresas começaram a ignorar as informações de seus consumidores.

Isto aconteceu porque os setores de vendas e marketing estavam integrados em um único funil, possibilitando a retenção, receita e recomendação, além da aquisição e ativação de novos clientes.

Saiba de uma coisa: seus clientes são os seus melhores vendedores.

Desta forma, fazer uso apenas do marketing digital não é mais suficiente. A sacada agora é identificar pontos fracos e melhorias no processo de marketing e vendas, a fim de entregar para seus clientes automações, ferramentas e testes.

É isso que caracteriza o growth marketing: uma mentalidade focada sempre em crescimento, aliada a uma constante preocupação com a otimização de processos integrados ao marketing através de análises de dados.

Isto tem acontecido porque o novo tipo de consumidor tem exigido esse tipo de experiência e relacionamento. 

Com isso, também sabemos que para aumentar as chances de obter bons resultados na estratégia de Growth Marketing o planejamento precisa ser bem feito e alguns pontos precisam ser seguidos para melhorar a performance: 

  • Identificação do público-alvo
  • Análise dos clientes em potencial
  • Seleção das plataformas (facebook, instagram,linkedin e etc)
  • Criação do conteúdo 

 

Dessa forma, o processo ganha mais visibilidade e detalhamento, contribuindo para gerar bons resultados.

O que preciso para ser um Growth Marketer?

Acrescentamos que um profissional que trabalha com Growth Marketing tem que conhecer muito bem os principais processos de uma estratégia comercial completa de marketing digital.

Isso porque esse profissional precisa possuir diversas habilidades, como realização de testes A/B, análise de dados do GooGle Analytics, mexer em ferramentas ou softwares de automação etc.

Quem trabalha com esse tipo de marketing precisa ter esse amplo conhecimento, onde é preciso interpretar e identificar tanto oportunidades, bem como problemas.

Com isso, o profissional de Growth Marketing precisa conhecer muito bem inúmeras áreas do marketing digital, além de saber como encontrar softwares e ferramentas de automação adequados para a resolução de tais problemas.

Onde encontrar ajuda especializada em Growth Marketing?

Para finalizar, é interessante demarcar que o Growth Marketing é uma novidade para muitas empresas. Ainda é difícil contratar equipe especializada — muitas vezes, é caro demais. 

Uma boa dica é buscar ajuda de uma empresa especializada. Nós da Help Sales conectamos o Growth Marketing na construção da Máquina de Vendas de nossos clientes, para enxergar oportunidades de crescimento exponencial.

Então, se você quiser saber mais sobre como estruturar uma estratégia de Growth Marketing para potencializar vendas, fale conosco!

----------------------------------

Continue lendo:

  • Tem dificuldade em montar sua máquina de vendas? Entenda o porquê lendo esse texto.
  • Suas ações de marketing são excelentes, mas não passam do topo do funil? Veja como o Growth Marketing pode mudar essa história!
  • Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Leia os textos do blog da Help Sales!

Imagem

  1. https://bit.ly/3hsgrowthmarketing

 

Espalhe a notícia

Vendas

O que é Growth Marketing?

Ler agora

Vendas

Como usar o Whatsapp business em sua empresa

Ler agora

Vendas

Por que não consigo montar minha máquina de vendas?

Ler agora