Skip to content
Help Sales

Vendas

Social Selling: como fazer vendas com o LinkedIn

20 Outubro 2020 por Douglas Pucci

Social selling

Linkedin

Social Selling, ou venda social, é o termo usado para referir-se ao uso de plataformas de mídia social e outras ferramentas e processos digitais para encontrar e conectar-se com leads e prospects, aumentando assim as vendas

Para empresas B2B, tudo se resume a construir relacionamentos com clientes em potencial em plataformas como o LinkedIn. E é justamente sobre essa rede social profissional que vamos conversar aqui.

Continue lendo para ver como é possível fazer Social Selling no LinkedIn!

 

O conceito de Social Selling

Comecemos por um aprofundamento no conceito de Social Selling.

Basicamente, estamos falando da venda social, uma maneira de as equipes de vendas usarem as mídias sociais para se conectarem com os prospects e fornecerem valor a eles. 

Você pode considerar o Social Selling semelhante à criação de leads, no sentido de que seu objetivo é envolver os compradores de maneira contínua e a longo prazo. E esse noivado definitivamente compensa. 

De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 78% dos social sellers/vendedores sociais vendem mais que os colegas que não usam as redes sociais. O imediatismo das mídias sociais pode ajudá-los a se comunicar ativamente e a monitorar seus clientes em potencial para procurar oportunidades que sinalizem quando é um bom momento para entrar em contato. 

Em suma, praticar Social Selling permitirá que você tenha uma ideia melhor de quando a mensagem que você deseja enviar será bem recebida. Também o ajudará a se conectar aos seus clientes em potencial e a permanecer relevante criando e mantendo relacionamentos.

Como fazer Social Selling no LinkedIn

Passo a passo básico

Aqui está o básico que você deve fazer para iniciar uma estratégia de Social Selling no LinkedIn:

  • identifique seu público-alvo dentro da rede;
  • crie sua marca profissional: mostre-se como conhecedor e esteja sempre presente, publicando na rede — e, principalmente, acessível para o diálogo;
  • crie conteúdo original e compartilhe conteúdo complementar de outras fontes confiáveis ​​para afirmar sua credibilidade;
  • envolva seu público: posicione-se como especialista do setor e interaja com clientes ideais e/ou potenciais.

O conteúdo é a chave

Lembre-se: é tudo sobre como fazer conexões e compartilhar um ótimo conteúdo. O conteúdo conta histórias, e você pode aproveitar esse potencial de impacto emocional para apoiar e aprimorar seus esforços de vendas. 

De acordo com o LinkedIn, 92% dos compradores de B2B se envolvem com profissionais de vendas se eles são considerados líderes de mercado. Demonstrar conhecimento e compartilhar opiniões perspicazes é uma ótima maneira de se distinguir como uma fonte confiável.

→ Leia também: Rapport: o que é e como usar a favor do seu negócio.

Melhore seu perfil

Ter um perfil profissional atraente é fundamental para o seu sucesso nas vendas sociais no LinkedIn. Esse é um pré-requisito para o uso ativo do LinkedIn como uma ferramenta de geração de leads ou criação de negócios.

De acordo com Alex Hisaka, executiva de Marketing e entusiasta do Social Selling no LinkedIn, 50% dos compradores evitam profissionais de vendas com perfis incompletos nesta rede. 

Participe de grupos

O LinkedIn permite que você participe de até 100 grupos. Você pode expandir significativamente o tamanho do seu alcance (milhares ou até milhões de pessoas, muitas das quais são leads e prospects) ingressando em grupos dos quais seus clientes ideais são membros.

Participar de grupos do LinkedIn é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de expandir sua rede do LinkedIn — mas apenas se você ingressar nos grupos certos.

O grande erro que as pessoas cometem com os grupos do LinkedIn é que ingressam apenas em grupos específicos do setor. Para se beneficiar da maior rede que os grupos do LinkedIn fornecem, você deve ingressar nos grupos aos quais seus clientes ideais pertencem — nunca em grupos dos concorrentes.‍

Manipule bem a área de pesquisa

Você pode encontrar facilmente clientes em potencial no LinkedIn manipulando corretamente a função de pesquisa. Essa é uma ferramenta fantástica para encontrar possíveis clientes potenciais com os quais você pode se conectar.‍

Tenha uma abordagem elegante

Por fim, mas não menos importante: seja elegante ao abordar um potencial cliente. Você deve evitar, por exemplo, enviar mensagens com ofertas assim que alguém aceitar seu convite de conexão. 

Prefira escrever um post perguntando quem gostaria de conversar sobre sua oferta e, a partir daqueles que responderem, você os aborda por mensagem privada. De preferência, solicite o telefone para enviar mensagens via WhatsApp, estreitando ainda mais os laços.

→ Leia também: Por que não consigo montar minha máquina de vendas?

O que você achou das dicas para fazer Social Selling no LinkedIn?

Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a estruturar sua máquina de vendas, inclusive com o uso de outras redes sociais!

Espalhe a notícia

Vendas

O que é Growth Marketing?

Ler agora

Vendas

Como usar o Whatsapp business em sua empresa

Ler agora

Vendas

Por que não consigo montar minha máquina de vendas?

Ler agora